DISFUNÇÃO ERÉTIL
Ocorre quando o homem não consegue ter ou manter uma ereção firme o suficiente para a relação sexual. A disfunção erétil pode ser sinal de uma doença física ou psicológica. Ela pode causar estresse, tensão no relacionamento e baixa autoconfiança. Para o homem não se sentir como se “sofresse de uma doença rara”, é válido informar que mais de 40% dos brasileiros, acima dos 40 anos tem algum grau de disfunção erétil.
INFERTILIDADE MASCULINA
Quando um casal está há mais de um ano sem conseguir engravidar é preciso investigar as causas que levaram a essa dificuldade. Não só a saúde da mulher precisa ser avaliada, é importante avaliar a saúde do homem também, para descobrir se a condição foi ocasionada pela infertilidade masculina. A infertilidade masculina é o motivo de 30% dos casos de infertilidade entre os casais e existem muitas causas possíveis para essa condição.
DOENÇAS DA PROSTATA
Do formato e do tamanho aproximado de uma castanha portuguesa, ela começa a se desenvolver durante a adolescência, devido a ação da testosterona, a próstata só está presente no homem e se localiza logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, aquele canal por onde passa a urina. É uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, produzindo um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal e do testículo para formar o esperma.
CIRURGIAS ROBÓTICAS
Cirurgia Robótica é a técnica mais moderna em procedimentos minimamente invasivos, para procedimentos de altíssima complexidade, antes impossíveis de serem realizados". Conduzida por cirurgiões extremamente qualificados, é realizada com a assistência de um robô, que possui quatro braços mecânicos equipados com diferentes instrumentos médicos e vem se consolidando como padrão de tratamento em muitas especialidades médicas.
DOENÇAS DE PEYRONIE
Tecido cicatricial fibroso dentro do pênis que causa ereções curvas e dolorosas, é causada por lesão peniana repetida, normalmente durante relação sexual ou atividade física. Os pênis variam em forma e tamanho, e ter uma ereção curva não é necessariamente um motivo de preocupação. Na doença de Peyronie, a curvatura é significativa e pode ser acompanhada de dor ou interferir na função sexual. Medicamentos ou cirurgia podem ser recomendados caso os sintomas persistam ou piorem.
CÁLCULOS URINÁRIOS
Conhecido popularmente como pedra no trato-urinário, os cálculos urinários atingem principalmente os adultos entre os 30 e 40 anos de idade. Cerca de 12% da população receberá esse diagnóstico, com uma incidência maior no sexo masculino, com 2 homens para cada mulher afetada. As pedras são formadas por cristais – minerais e sais ácidos solidificados – que se unem e formam os cálculos. Quase 80% dessas peças contêm cálcio, mas também existem as compostas por ácido úrico.
INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. O distúrbio é mais frequente no sexo feminino. Atribui-se essa prevalência ao fato de a mulher apresentar, além da uretra, duas falhas naturais no assoalho pélvico: o hiato vaginal e o hiato retal. Isso faz com que as estruturas musculares que dão sustentação aos órgãos pélvicos e produzem a contração da uretra para evitar a perda urinária e o músculo que forma um pequeno anel em volta da uretra, sejam mais frágeis nas mulheres.
REPOSIÇÃO HORMONAL
A Reposição Hormonal, é um tipo de tratamento que permite aliviar os sintomas típicos da menopausa. Para isso, este tipo de terapia utiliza medicamentos que ajudam a repor os níveis de estrogênio e progesterona, que estão diminuídos na menopausa, já que os ovários deixam de os produzir quando a mulher entra no climatério e na menopausa . A reposição hormonal pode ser feita na forma de comprimidos ou adesivo para a pele e a duração do tratamento dependendo de cada mulher.
URO-ONCOLOGIA
A Uro-Oncologia, também conhecida como Urologia Oncológica, é o ramo da Urologia responsável pelo estudo, prevenção, diagnóstico, investigação, tratamento e acompanhamento de tumores malignos no trato urinário, genital e retroperitônio do adulto. A próstata, as glândulas suprarrenais (adrenais), a bexiga, os rins, os ureteres, os testículos, as vesículas seminais e o pênis são os órgãos do sistema genitourinário que podem ser acometidos pelo câncer.
VARICOCELE
Varicocele é a dilatação anormal das veias testiculares. Embora seja uma das causas da infertilidade masculina, não provoca distúrbios da potência sexual. Sua dilatação pode dificultar o retorno venoso provocando disfunção testicular e piora da qualidade do sêmen. Geralmente congênita, aparece na maior parte das vezes na adolescência e quase nunca na infância. Em alguns casos, causa dor, peso e/ou desconforto e pode comprometer a estética da região.
FIMOSE
Condição em que o prepúcio apertado não pode ser puxado para trás na cabeça do pênis. Costuma desaparecer ao longo do tempo com retração regular e suave. A fimose pode parecer um anel de borracha de pele ao redor da ponta do pênis. Caso se desenvolvam complicações, como sangramento ou infecção em torno do prepúcio ou dor ao urinar, um urologista pediátrico deve fazer um exame. O tratamento pode incluir um creme esteroide ou a remoção do prepúcio (circuncisão).
Vasectomia
A vasectomia é a cirurgia recomendada para homens que não querem mais ter filhos. É uma intervenção cirúrgica simples feita por um urologista no consultório médico que dura cerca de 20 minutos. Na vasectomia, o médico corta, no escroto, os canais deferentes que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis. Desta forma, os espermatozoides não são liberados durante a ejaculação e, por isso, o óvulo não pode ser fecundado.